sexta-feira, 29 de abril de 2011

Navegando em busca do conceito de hipertexto

O que é Hipertexto?



Conceito: O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além). Hipertexto é o termo dado a um texto em formato digital, ou seja, ao texto que são agregados outros textos por meio de links ao seu próprio texto que são denominados conjuntos de informação, podendo ser na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, sendo acessado através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ficam destacados em palavras no texto, cujo clique na palavra, lhe direciona para um novo site contendo assunto referente a tal palavra clicada.
O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são direcionados para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

Principais características do Hipertexto

  1. Intertextualidade;
  2. Velocidade;
  3. Precisão;
  4. Dinamismo;
  5. Interatividade;
  6. Acessibilidade;
  7. Estrutura em rede;
  8. Transitoriedade;
  9. Organização multilinear.
 


  Fonte: Wikipedia
Referente a atividade 2.2

A experiência de navegar livremente

Navegar sem propósito nenhum, navegar livremente pela internet, afim de descobrir qualquer coisa útil, coisas novas, velhas, interessantes e/ou desnecessárias.

Relatando a navegação, descobri que no brasil há mais de 60 mil casais gays registrados pelo IBGE; Mato Grosso(MT) é o estado brasileiro que acontecem mais terremotos; Em 2010, o número de estupros no Rio de Janeiro(RJ) cresceu 25%; entre outras coisas =].

Navegar a deriva é uma experiência tanto atrativa como entretida, interessante e legal, você pode cair em assuntos que nunca imaginaria ficar sabendo. É como na poesia de Marcus Vinicius Quiroga:

Navegação à Deriva




Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada á espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.



Referente a atividade 2.1

sexta-feira, 8 de abril de 2011

WEBQUESTS

WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March .
Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
  • Introdução
  • Tarefa
  • Processo
  • Recursos
  • Avaliação
  • Conclusão
Dado tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.
No Brasil há diversas experiências sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colégio SAA, Colégio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC e Colégio Marista de Maceió. Além disso, há uma competição nacional, o Desafio Nacional Acadêmico, baseada nesta metodologia.

Clique aqui para ver um modelo de WebQuest.
Lista de WebQuests aqui.

Referente a atividade 1.7 sobre WebQuests.

TECNOLOGIA x METODOLOGIA

Com o avanço tecnológico as escolas poderiam ter ganhado um grande aliado para a educação de seus alunos e futuros alunos.
Quando digo que poderiam, é porque algumas escolas não se adaptaram como deveriam a essas novas tecnologias, e em consequência disso a metodologia de ensino continua a mesma, mas também há aquelas escolas que instalaram essas novas tecnologias, mas mesmo com as novas tecnologias disponíveis, a metodologia de ensino continua a mesma, então de que adianta ter as tecnologias se as mesmas não forem utilizadas??
Imagine que um banheiro seja a sala de aula e as novas tecnologias sejam o papel higiênico, o papel terá que ser usado. Assim que deveriam ser as salas de aulas, como um grande banheiro onde cada aluno pode e deve fazer bom proveito do seu papel higiênico.

Atividade 1.6, referente a fronteiras digitais e tecnologia x metodologia

TV ESCOLA

Título do vídeo: De onde vem o papel

Duração do vídeo: 04:52

Sugestão de atividade: Sabendo de onde vem o papel e de sua importância, tanto para a sociedade como para o meio ambiente, alunos das séries iniciais poderão fazer grupos de 5 ou 6 alunos para plantar árvores em algum lugar da escola para também contribuir com a conscientização do meio ambiente.
Já os alunos de 5ª a 8ª série, poderão elaborar trabalhos sobre a história do papel, sobre a evolução do papel e como é feito o papel, desde a plantação das árvores até a produção do papel, sobre os diversos tipos de papéis e como são utilizados, também mostrando a importância do papel para a sociedade.

Séries indicadas: 1ª a 4ª série(primário) e 5ª a 8ª sério(fundamental).

Atividade 1.5 referente ao video TV ESCOLA que foi assistido.